Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

     Eu, particularmente, detesto atividade física, mas sei que é fundamental para perder peso, no meu caso então, nem se fala, estou começando com caminhadas, mas vou voltar a malhar, sei que vou precisar. Entrei no site da CURVES e li sobre um assunto bem interessante, postado por Nadia Rodman, RD, uma nutricionista , especialista em dieta de emagrecimento,com  diploma de bacharel em ciência da nutrição da Universidade do Texas em Austin e também completou sua formação dietética na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland.  
  Tanto faz se você está de bem com sua vida ou não, sempre há uma maneira de ser ainda mais feliz! Muitas vezes, passamos por momentos felizes que gostaríamos que fossem mais longos ou mais freqüentes. Com esses 10 passos você vai aprender a aproveitar e a proporcionar mais momentos como estes.
1. Estabeleça metasAs pessoas mais felizes possuem metas claras e significativas, diz Caroline Adams Miller, autora de “Creating your Best Life” (algo como Criando sua Melhor Vida, ainda sem tradução para o português). Metas que vêem dos seus desejos e interesses são as que você está mais propensa a perseguir com vigor. Porém, é a busca por uma meta, e não a meta em si, que proporciona diversão e sentimentos de independência, autoconfiança e realização. “Pessoas felizes acreditam que podem encontrar os recursos necessários para atingir seus objetivos”, diz Caroline.
Potencializador de Felicidade: Encontre ajuda para estabelecer metas.
“Você tem que estabelecer metas que estejam fora da sua zona de conforto para colher as melhores recompensas”, diz Caroline. Ela sugere começar um grupo de estabelecimento de metas, composto de mulheres proativas, positivas e com a mesma opinião, porém, de cenários diferentes. No clube de Caroline, chamado “More than a Book” (Mais que um livro, em português), por exemplo, nove mulheres se encontram mensalmente para compartilhar objetivos e dar feedbacks positivos.  Cada pessoa tem seis minutos para expor seu progresso e outros seis minutos para ouvir as sugestões do grupo.
2. Mexa-seAtividades físicas são, naturalmente, antidepressivas. Eles liberam substâncias químicas no cérebro, como endorfina e serotonina, que podem ajudá-la a sentir-se mais feliz e menos estressada. Pesquisas mostraram que exercícios regulares são tão efetivos quanto um medicamento para pacientes com depressão. Quanto maior a duração do programa de atividade e, maior o número de sessões de exercício, melhor a recuperação da depressão – mais uma boa razão para malhar na Curves.
Potencializador de Felicidade: Utilize o calendário. 
Deprimida ou não, certifique-se de que sua atividade física não irá pelo ralo quando a vida tornar-se agitada, diz Susan Hyatt, especialista certificada em qualidade de vida de Evansville, Indiana, EUA. Ao invés disso, pense nos exercícios físicos como algo de valor que você pode dar a si mesma para potencializar sua energia, humor e saúde como um todo.
3. Tenha tempo para caminharEm nossa ocupada sociedade atual, você tem que se desviar do seu caminho para nutrir relacionamentos, mas seus benefícios valem o esforço. Pessoas que têm mais amigos e uma rede social mais ampla são mais felizes e mais suscetíveis a se casar e a se envolver em um relacionamento sério e duradouro, diz Sonja Lyubomirsky, PhD e professor de psicologia da Universidade de Califórnia em Riverside, EUA, e autor do livro “The How of Hapiness” (algo como “O Como da Felicidade” em português). A felicidade aumenta conforme o relacionamento se aprofunda.
Potencializador de Felicidade: Tenha tempo para quem você ama.
Escolha um dia por semana para ser a sua “noite romântica” e aproveite a companhia do seu amor sem distrações. Todas as manhãs, pergunte a ele o que o que irá fazer naquele dia, e, no final do dia, converse sobre as tarefas realizadas. Você pode fazer o mesmo com seus filhos, na mesa do jantar. E não se esqueça de ter tempo também para entrar em contato com suas colegas da Curves, seja por telefone, e-mail ou mensagem instantânea.
4. Seja mais curiosaA felicidade é apenas um dos benefícios de levar uma vida mais curiosa, diz Todd Kashdan, PhD e professor de psicologia da Universidade George Mason em Fairfaz, Virginia, EUA, e autor do livro “Curoius? Discover the Missing Ingredient to a Fullfilling Life” (em português seria algo como “Curioso? Descubra o Ingrediente que falta para uma vida mais completa”). “Quando estamos abertos a novas experiências e a saborear o desconhecido, eventos positivos parecem mais demorados e nós atribuímos mais prazer e significado a eles”, ele diz. Pessoas curiosas também relatam mais relacionamentos satisfatórios e desenvolvem novos contatos com mais facilidade. Por outro lado, “se pensamos que sabemos alguma coisa, nós paramos de prestar atenção. O cérebro quer conservar energia e não se importa se estamos felizes”.
Potencializador de Felicidade: Procure coisas novas. 
Quando conversar com alguém, tente encontrar pelo menos três coisas originais sobre ele ou ela durante seu tempo juntos. Sua melhor amiga está usando novos brincos? Ela revelou alguma sugestão sobre o que gostaria de ganhar no Natal? Seu chefe simplesmente ama jazz? O objetivo é reconhecer o quanto as pessoas são complexas e compreender que sabemos pouco sobre elas. Faça o mesmo em situações rotineiras: por exemplo, no supermercado, esteja atenta a novas variedades de frutas exóticas e vegetais, ou, no trabalho, procure por novas fotos ou objetos de decoração na mesa de seus colegas.
5. Amplie sua Bondade
Se você já recebeu um presente inesperado, uma boa ação ou sorrido amável, então você sabe como uma pessoa se sente ao aceitar um ato de bondade. Porém, é ainda melhor quando se é o benfeitor que está cozinhando e lavando para um amigo que acabou de sair do hospital, por exemplo. “Oferecer algo que vai além é um potencializador especial para seu bem-estar”, diz Sonia.
Potencializador de felicidade: Escolha uma caridade.
Pense no futuro e planeje atitudes de gentileza e caridade. Por exemplo, talvez você queira tocar piano uma vez por mês para idosos, ensinar pessoas a ler ou doar comida para orfanatos. Ou, simplesmente planejar fazer algo legal para as pessoas que você encontra no dia-a-dia. “Eu vim para a Curves com a expectativa de fazer coisas amáveis para as mulheres”, diz Jean Murphy, 56, que malha em Liverpool, Califórnia, EUA. “Eu posso ser uma ouvinte para as lutas de alguém, posso compartilhar palavras de encorajamento ou escutar os prazeres de outra mulher e compartilhar sua felicidade”.
6. Conte suas bênçãosQuando Michele Woodward, uma instrutora master de Washington, capital, soube, em Dezembro de 2008, que tinha câncer de tiróide, ela fez uma escolha consciente de contar suas bênçãos. Isso pode parecer excessivamente otimista, diz Michele, mas contar suas bênçãos realmente ajuda a tirar sua atenção das coisas negativas e focar nas positivas.
“Eu disse a mim mesma: ‘minha hipoteca está paga, tenho uma ótima equipe médica, meus filhos são saudáveis e tenho ótima família e amigos’”, disse ela. “Focar nessas bênçãos mudou toda a situação de ‘quem sou eu’ para ‘sim, eu tenho câncer, mas, talvez eu seja sou tão sortuda que os melhores médicos irão me ajudar a descobrir isso’”.
Potencializador de felicidade: Comece um “jornal de bênçãos”. 
Escreva, todos os dias, algumas coisas pelas quais você é grata. Pesquisas mostram que as pessoas que contam suas bênçãos tendem a ser mais otimistas, esperançosas e felizes (e menos consumidas por coisas materiais) que aquelas que não o fazem. Ellie Bernier, 62 anos, sócia da Curves de Rapid City, SD-South Curves, EUA, concorda: “Todas as manhãs eu escrevo cinco coisas pelas quais eu sou grata, coisas como a beleza do passarinho na minha janela, o cheiro de lavanda que vem do meu jardim ou um e-mail de uma amiga distante. Focar no que é bom em minha vida faz meu dia mais feliz”.
7. Pare de se criticarO modo como falamos com nós mesmas tem um efeito significante na maneira como nos sentimos positivas. Você já se pegou dizendo coisas do tipo “Eu deveria perder peso” ou “Eu deveria me exercitar”? Reformule esses pensamentos para ser mais positiva. “O ‘deveria’ é opressivo”, diz Michele. “Dá a sensação de que alguém está fazendo uma escolha por você. Vem acompanhado com um tom de julgamento”.
Potencializador de Felicidade: Reformule seus Pensamentos. 
Todas as vezes em que se pegar dizendo “Eu deveria...”, substitua por “Eu escolho...”. Essa simples mudança de palavra lhe dá permissão e a livra da culpa, que suga sua energia. Por exemplo, pense: “Eu escolho limpar meu escritório”, “Eu escolho varrer as folhas” ou “Eu escolho comer um lanche saudável”.
8. Reconecte-se com uma energia superiorMuitos estudos vinculam mais felicidade com práticas religiosas (rituais, crenças e práticas de uma religião organizada) e espiritualidade (um sistema de crença interna que proporciona vigor e conforto). Pessoas que são religiosas enfrentam os altos e baixos da vida com mais facilidade.  Um estudo descobriu que pessoas que pararam de praticar sua religiosidade são mais ansiosas que aquelas que mantêm sua fé.
Potencializador de felicidade: Reacenda sua fé. 
Se você não tem um local de adoração, estabeleça como objetivo encontrar um nos próximos meses. Pergunte a amigos e familiares aonde eles vão, ou procure na internet. Se você já freqüenta algum local, escreva isso na sua agenda, da mesma maneira que faz com as consultas médicas. Além disso, reserve 15 minutos por dia para orar.
9. Viva o MomentoVocê já se sentiu perdida no que está fazendo? Atletas chamam isso de “estar no ritmo”. Artistas dizem que estão “imersos no processo criativo”, mas você não precisa ser atleta nem artista para vivenciar esse maravilhoso sentimento, chamado pelos psicólogos de “fluxo” – outra parte da equação da felicidade.
Potencializador de felicidade: Esteja no “fluxo”. 
O “fluxo” ocorre quando você enfrenta metas claras que você sabe como alcançar sem precisar pensar muito. Você também “flui” quando realiza uma tarefa um pouco desafiadora (nem tão fácil, nem tão frustrante). Pense no que coloca você “no ritmo”, seja malhar, dançar, ler, tocar um instrumento, correr, cantar ou realizar uma tarefa no trabalho. Então, tente agendar mais dessa tarefa a cada dia.Precisa de ajuda? Leia o livro “A Descoberta do Fluxo”, de Mihaly Csikszentmihalyi.
10. Saboreie os prazeres da vidaAntecipe, saboreie, expresse e reflita. Estes são os quatro estágios de felicidade, de acordo com Gretchen Rubin, autora do livro “The Hapiness Project”. O ato de saborear é frequentemente negligenciado nas nossas vidas ocupadas, mas é diferença entre simplesmente mastigar um pedaço de torta de chocolate e vagarosamente apreciar seu rico sabor, aroma e textura.
Potencializador de felicidade: Sintonize-se. 
Se você está num passeio com sua família, numa trilha entre as árvores ou simplesmente andando até a caixa de correio, preste atenção às coisas ao seu redor e então, mais tarde, você poderá lembrar-se disso com prazer.  Pergunte a si mesma: “o que eu vi?”, “o que eu ouvi?”, “que cheiros eu senti?”, “que gostos eu saboreei?”, “como eu me senti?”.

  Ou seja,  a dieta é fundamental, mas a cabeça deve estar bem, porque senão não tem dieta que de jeito....... além de se amar e amar o próximo, se aceitar como é e querer ficar melhor para si e consequentemente para os outros. Isso me fez refletir e mudar alguns hábirtos, como dizer não, mesmo para algum alimento quando me oferecem e eu não quero, antes tinha vergonha até disso, gostar de mim, e não me criticar o tempo todo.........entre outras coisas, afinal ninguém perde peso da noite para o dia, só com muita força de vontade mesmo..